E-MAIL: patu24horas@live.com - (84) 98138-672
WhatsApp: (84) 98138-6727
GRUPO NO WHATSAPP: Clique aqui e entre.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

DIREÇÃO DA PENITENCIÁRIA DE ALCAÇUZ CONFIRMA FUGA DE 10 PRESOS



Fuga aconteceu na madrugada desta quinta-feira (21). Em 21 dias sistema prisional do RN contabiliza 81 fugitivos.

Dezenove presos, que já estavam fora do pavilhão, foram impedidos de escapar por policiais da Força Nacional e BPChoque (Foto: Divulgação/PM)
Dezenove presos, que já estavam fora do pavilhão, foram impedidos de escapar por policiais da Força Nacional e BPChoque (Foto: Divulgação/PM).

A direção da Penitenciária Estadual de Alcaçuz confirmou que 10 presos fugiram na madrugada desta quinta-feira (21). Os detentos escaparam por um túnel cuja saída fica no pé do muro, entre duas guaritas. Um vídeo gravado por policiais da Força Nacional e do Batalhão de Choque da PM mostram o local exato por onde os presos escaparam. Em 21 dias o sistema prisional do RN contabiliza 81 fugitivos.

De acordo com policiais militares responsáveis pela guarda do presídio, um dos guariteiros percebeu a debandada e fez disparos de advertência. Com os tiros, alguns presos que ainda estavam dentro do túnel recuaram; outros 19, já fora do pavilhão, foram impedidos de fugir. PMs do BPChoque e da Força Nacional também deram apoio.

Segundo a direção da unidade, os presos fizeram um túnel para sair de dentro do pavilhão, mas ainda dentro da área do presídio. De lá, eles correram até o pé do muro, entre as guaritas 3 e 4, onde cavaram um novo buraco para passar por baixo do muro. Foi neste momento que a fuga foi percebida. Os 19 presos impedidos de escapar estavam neste caminho, indo em direção ao buraco aberto no pé do muro. Com eles, foram encontrados três aparelhos celulares, um fone de ouvido e uma pequena porção de maconha.

Fugas

Nesta terça-feira (19), três presos conseguiram fugir de Alcaçuz por um túnel escavado a partir do pavilhão 4. Na oportunidade, o buraco só foi descoberto quando o dia amanheceu.

Até então, o sistema prisional potiguar já acumulava cinco fugas, somando 71 detentos fugitivos. Com a fuga desta quinta (21) são seis fugas com 81 detentos fugitivos.

Após disparos feitos por um dos guariteiros, policiais da Força Nacional descobriram túnel e evitaram uma fuga em massa (Foto: Força Nacional)
Após disparos feitos por um dos guariteiros, policiais militares descobriram o túnel e evitaram fuga em massa (Foto: Força Nacional).

Logo no primeiro dia no ano, dezesseis presos fugiram do pavilhão 5 da Penitenciária Agrícola Doutor Mário Negócio, em Mossoró, na região Oeste do estado. De acordo com o diretor do presídio, coronel Eliause Moreira, os detentos serraram as grades das celas e escavaram um túnel, por onde conseguiram escapar. Do lado de fora, havia vigilância em apenas uma das guaritas.

Presos usaram túnel para escapar; sete já foram recapturados  (Foto: G1/RN)
Presos usaram túnel para escapar da Cadeia Pública de Natal, no dia 12 deste mês; 10 foram recapturados e um morreu (Foto: G1/RN).




Segundo Gilmar de Carvalho, diretor da unidade, um dos presos fingiu estar passando mal, atraindo os agentes de plantão até a cela. Quando foram verificar a situação do detento, os agentes foram surpreendidos.

Sistema em calamidade


De acordo com a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), já foram gastos mais de R$ 7 milhões nas reformas das unidades depredadas. A secretaria reconhece que o sistema penitenciário do RN é ultrapassado e precisa de uma modernização com mais eficiência e tecnologia nos processos.

FONTE: G1RN
←  Anterior Proxima  → Página inicial

AVISOS:

Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos alguma matéria? Mande E-mail para: patu24horas@live.com ou envie uma mensagem em nossa página no Facebook.
O PATU 24 HORAS NÃO SE RESPONSABILIZA PELO CONTEÚDO DE SITES EXTERNOS. PROIBIDO A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO SEM CITAR A FONTE.