E-MAIL: patu24horas@live.com - (84) 98138-672
WhatsApp: (84) 98138-6727
GRUPO NO WHATSAPP: Clique aqui e entre.

terça-feira, 31 de março de 2015

CCJ APROVA PEC QUE REDUZ MAIORIDADE PENAL DE 18 PARA 16 ANOS



Proposta teve 42 votos a favor e 17 contra; PSDB, DEM, PR e PSD defenderam
mudança, enquanto PT, PC do B e PSB se opuseram.

BRASÍLIA- Depois de sessões tumultuadas e tentativas de obstrução do governo e do PT, a proposta que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos foi aprovada nesta terça­-feira, 31, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. Por 42 votos a 17, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 171/1993) passou pela etapa mais difícil da Casa.

O próximo passo será a criação, pela Câmara, de uma comissão especial para analisar o mérito do texto. Depois de 40 sessões de debates, previstas para serem concluídas em três meses, a PEC será votada duas vezes no plenário. Para ser aprovada, deverá receber o voto favorável de pelo menos 308 dos 517 deputados (3/5 dos parlamentares) em cada um dos turnos. Em seguida, o texto passará pelo Senado, onde também será votado em duas vezes e deverá receber o apoio de 3/5 da Casa ­ 49 dos 81 senadores.

O colegiado da Câmara poderá manter o texto original ou fazer alterações, determinando, por exemplo, que as penas para menores de 18 anos possam ser aplicadas apenas em caso de crime hediondo.

A proposta, que foi patrocinada politicamente pela Frente Parlamentar de Segurança Pública, conhecida como a “bancada da bala”, recebeu o apoio de PSDB, DEM, Solidariedade e da maior parte dos parlamentares do PMDB. Contra a proposta se posicionaram PT, PCdoB, PROS, PSB e PPS.

Terminada a votação, os petistas trataram de defender a tese de que o governo Dilma Rousseff não foi derrotado. “Não se trata de uma derrota do governo, mas da Constituição”, afirmou o deputado Alessandro Molon (RJ), vice­líder do PT na Câmara dos Deputados. “Foi, sim, uma derrota duríssima para o governo”, rebateu o deputado Major Olímpio (PDT­SP).

FONTE: ESTADÃO
←  Anterior Proxima  → Página inicial

AVISOS:

Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos alguma matéria? Mande E-mail para: patu24horas@live.com ou envie uma mensagem em nossa página no Facebook.
O PATU 24 HORAS NÃO SE RESPONSABILIZA PELO CONTEÚDO DE SITES EXTERNOS. PROIBIDO A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO SEM CITAR A FONTE.